top of page

APRENDA A LIDAR COM FRUSTRAÇÕES

E havia um homem em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; e era este homem mui poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras, e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.

1 Samuel 25.2

Esse versículo faz alusão a Nabal, um homem poderoso, mas não sábio, que vivia a aproximadamente 13km ao sul de Hebrom, território prometido a Calebe e, depois, ocupado por ele, quando tinha 85 anos de idade. Até então, havia naquela região os anaquins, filhos de gigantes, que não resistiram ao poder daquele que foi um espia fiel, um dos 12 enviados por Moisés para reportar como era a terra de Canaã, antes de Israel possuí-la (Dt 9.1,2; Js 15.13,14). Hebrom foi prometida a Calebe por sua fidelidade, e ele a tomou.


É interessante notar que Nabal vivia em Maom, cidade fundada por um neto de Calebe. Embora Nabal fosse influente, sua vida foi encurtada, por não ter entendido o pedido de um homem de Deus e ainda tê-lo ofendido (1 Sm 25.10,11,38). A promessa para os filhos de Deus é que Ele abençoará a quem os abençoar e amaldiçoará a quem os amaldiçoar (Gn 12.3). Boa coisa é ser amigo dos servos do Senhor. Do contrário, você poderá praticar o mal.


Apesar de ser grande em riquezas materiais, Nabal foi pequeno para socorrer um servo de Deus na sua necessidade. A arrogância levará uma pessoa a ser classificada como atrevida diante do Senhor: E visitarei sobre o mundo a maldade e, sobre os ímpios, a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos tiranos (Is 13.11). Esforce-se para não estar nesses grupos, pois você enfrentará muitos problemas se pertencer a esse universo.


Naquele tempo, Davi fugia de Saul, que desejava matá-lo pelo fato de ter sido escolhido pelo Senhor para ser o pastor de Israel. Os líderes são colocados pelo Altíssimo como pastores daqueles que estão sob a sua liderança, e o filho de Jessé foi claramente a escolha do Todo-Poderoso. Por isso, Saul e as demais pessoas deveriam ajudá-lo a se preparar para ser o rei dos israelitas. No entanto, a figura importante de Maom não quis fornecer suprimentos a Davi e seus homens, e ainda o insultou de modo cruel.

No deserto onde Davi se escondia, os servos de Nabal buscavam algo para o seu rebanho, e Davi e seus homens os apoiavam e protegiam. O futuro rei de Israel estava passando pelo treinamento de Deus e, por isso, agia como um anjo e não como um bandido. Como um homem de oração, colocou as suas necessidades diante do Senhor, e a resposta veio!


Ao ouvir que Nabal tosquiava suas ovelhas no Carmelo, Davi sentiu que ele poderia ser um canal pelo qual o Senhor o supriria. Como era costume em Israel, quando tosquiavam ovelhas, os fazendeiros faziam festa para celebrar o lucro obtido. Por isso, a ajuda poderia vir daquele homem de posses. Ora, os israelitas já tinham ouvido o que Davi fizera em favor dos pastores de Nabal (1 Sm 25.7).


Porém, como veremos nas próximas lições, o herói que venceu o gigante filisteu e deu alegria ao povo de Deus não foi bem-sucedido nessa empreitada. Davi tinha 600 homens que iam ao seu lado nas peregrinações e precisava alimentá-los. Às vezes, os servos de Deus se frustram!


Erik Santana

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page