E comereis o depósito velho, depois de envelhecido; e tirareis fora o velho, por causa do novo.
Levítico 26.10
Os israelitas seriam muito abençoados, porém não poderiam desperdiçar a fartura dada pelo Altíssimo. Isso serve de lição para nós! Muitas vezes, não damos valor às bênçãos divinas. Como consequência disso, em uma emergência, entramos em desespero e oramos para Deus nos atender. Mas, se acharmos que Ele não nos responderá, nós O culparemos pela falta que temos. Os filhos do Senhor não devem viver como os incrédulos, na vaidade das suas mentes.
Vamos entender o versículo deste estudo como se ele ocorresse no ano 2000 da nossa era. Os israelitas consumiriam o cereal colhido em 1998 até a ceifa seguinte chegar. Então, comeriam o colhido em 1999 e guardariam o novo para 2001. No entanto, só fariam uso dele quando a nova colheita chegasse em 2002, e assim sucessivamente. Nunca lhes faltaria comida por causa de seca ou outro fenômeno. Ser prudente é bom!
As secas, ou períodos de pouca produção, ocorrem por várias razões, uma delas é o pecado. Temos visto que o mundo, muitas vezes, entra em recessão e surgem as crises econômicas. Pelo fato de não terem se preparado, muitos vendem suas propriedades nesses períodos por valores bem menores do que valem, a fim de pagarem dívidas ou resolverem alguma emergência. Se aprendessem com o Senhor, nada disso ocorreria.
A Palavra nos ensina a imitar a formiga: Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio. A qual, não tendo superior, nem oficial, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento (Pv 6.6-8). Aquele que não ouve os conselhos bíblicos não sabe o quanto perde. Mas quem dá ouvidos a Deus se livra de muitos problemas. O Pai é fiel e nos ama de verdade.
Quem despreza as orientações do Senhor dá lugar ao diabo. Diante da porta aberta, o inimigo não hesita em entrar e fazer a sua nefasta obra. O Pai nos avisou: A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm 13.8). Portanto, não abra a porta para Satanás e o seu reino, porque eles entrarão e o farão comer o pão das lágrimas. Honre a Deus!
O Altíssimo quer ver Seus filhos prosperarem e desfrutarem do melhor sem desperdícios. Ele nos adverte a não tomarmos dinheiro emprestado e nos orienta a emprestarmos a muitas pessoas: O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado (Dt 28.12).
A pessoa que confia em Deus ouve a Sua voz na Palavra e logo cumpre as instruções dEle. Agora, se você não tiver certeza da revelação divina, ore primeiro, pois Deus é sábio e não fala por partes. Ele nos mostra, com clareza, como agir para ouvi-Lo e atender à Sua voz. Os salvos por Jesus jamais retrocederão na fé.
Comentários