Escolherá para nós a nossa herança, a glória de Jacó, a quem amou. (Selá)
Salmo 47.4
Eis a promessa feita aos israelitas: eles alcançariam a glória de Jacó. Esse patriarca foi muito importante para eles, pois soube perseverar e lutar para receber a bênção que lhe estava destinada. Embora seu sogro tenha-lhe trocado o salário dez vezes, Jacó foi a Deus, que fez a proposta fraudulenta de Labão se transformar em uma rica e poderosa recompensa (Leia Gn 31). Aquela glória os acompanharia como herança para sempre!
O profeta Isaías viu que as obras dos descendentes de Israel eram más, por isso a herança deles seria menor: E será diminuída, naquele dia, a glória de Jacó, e a gordura da sua carne desaparecerá (Is 17.4). As pessoas que não perseverarem em seguir o Senhor também verão a sua porção minguar. Algumas nem mesmo serão salvas (Mt 7.21; 10.22). Examine-se e veja como tem andado no Caminho!
Como havia boas coisas neles, Deus garantiu, pela glória de Jacó, que não Se esqueceria do bem que faziam: Jurou o SENHOR pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as suas obras para sempre! (Am 8.7). Para os que entendem a vontade divina e a cumprem, fazendo o que Jesus ordenou, haverá uma herança bem maior pelo amor e pela fidelidade que tiveram para com Ele. Aleluia!
Depois que os babilônicos destruíram Jerusalém, por causa do pecado de Judá, Jeremias escreveu cinco poemas em estilo elegíaco, narrando o que sucedeu com a glória de Israel: Como cobriu o Senhor de nuvens, na sua ira, a filha de Sião! Derribou do céu à terra a glória de Israel e não se lembrou do escabelo de seus pés, no dia da sua ira (Lm 2.1). Que isso nunca suceda com a Igreja de Cristo!
Miqueias era o profeta em Judá nos dias dos reinados de Jotão, Acaz e Ezequias. Ele foi usado para consolar o Israel do futuro. Depois que fossem para o cativeiro e voltassem, ainda haveria muito tempo até a vinda do Messias: Ainda te trarei um herdeiro, ó moradora de Maressa; chegará até Adulão a glória de Israel (Mq 1.15). O Herdeiro é Jesus, que nos comprou a eterna salvação e nos dará a Sua glória.
Paulo, escrevendo aos tessalonicenses, falou da glória de Cristo e não mais da de Jacó: Mas devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade, para o que, pelo nosso evangelho, vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Ts 2.13,14). Que herança!
O futuro daqueles que reconhecem Jesus como Salvador e Lhe servem com dedicação e inteireza de coração será glorioso. Nada nos separará desse eterno prêmio, se perseverarmos em seguir o bendito Senhor. Não tire os olhos da glória que lhe será concedida na consumação dos séculos, pois o diabo há de lhe propor muito para roubá-lo.
Louvado seja Deus pela sua vida,
PASTOR ERIK SANTANA
Bacharel em Teologia, com especialização em Escatologia e Episcopologia, pelo International Seminary Hosanna and Bible School.
Comments