top of page

QUAL A MISSÃO DOS EMBAIXADORES DE CRISTO?

Agora, pois, tenho ouvido que tens tosquiadores; ora, os pastores que tens estiveram conosco; agravo nenhum lhes fizemos, nem coisa alguma lhes faltou todos os dias que estiveram no Carmelo.

1 Samuel 25.7

Os embaixadores de Davi procederam fielmente à ordem recebida, saudando o poderoso de Maom, perguntando como ele estava e desejando a paz para ele, sua família e sobre tudo o que era dele. Por sua vez, o rico fazendeiro já pressentia o que lhe seria pedido. Então, aqueles guerreiros, mesmo vendo a frieza de Nabal em recebê-los, contaram-lhe que Davi sabia que ele possuía tosquiadores de ovelhas, pois conhecia seu gado.


A Palavra diz que somos embaixadores de Deus. Então, devemos nos preparar, aprendendo com Ele a cumprir a nossa missão em profundidade. Desse modo, o Reino será abençoado com o que faremos de acordo com a decisão divina: De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus (2 Co 5.20). Estando preparados, Ele há de nos usar!


O versículo estudado declara que devemos falar de tal modo como se Deus, por nosso intermédio, rogasse para os desviados e perdidos se reconciliarem com Ele. É preciso entender o amor do Criador por essas pessoas, porque, depois, não haverá mais nenhuma chance de alguém conseguir a salvação. Jesus foi bem claro ao dizer que quem não nasce da água e do Espírito não pode herdar a salvação (Jo 3.5). Que responsabilidade a nossa, não é?


O futuro de Israel dependia de Davi obter vitória sobre Saul. Enquanto ele não fosse o governante daquela nação, a situação continuaria a mesma. Porém, o filho de Jessé não estenderia a mão sobre o rei, pois respeitava a unção divina sobre o monarca. Davi sabia obedecer a Deus. Portanto, os israelitas estavam com um problema de difícil solução: deixando Saul no reino, nada mudaria, visto que ele não era mais usado pelo Senhor, e tirá-lo do trono ninguém ousaria, pois seria visitado por maldição!

As pessoas que habitam o mundo já nasceram perdidas e só serão salvas se passarem pelo novo nascimento (Jo 3.3). Se as coisas continuarem como estão, é como se quiséssemos que Jesus não voltasse, pois um dos sinais a se cumprir é a pregação do Evangelho em todo o mundo (Mt 24.14). Mas como pregaremos, se os donos do poder, nas nações chamadas pagãs, impedem-nos de anunciar as Boas-Novas em seus territórios? A Igreja deve clamar por um despertamento e preparar embaixadores que cumpram a missão!


Os de Davi disseram a Nabal que haviam guardado seu rebanho, e os pastores deste homem poderiam confirmar a veracidade do que falavam. Foi o que fizeram de coração aberto, sem qualquer agravo da parte deles. O recado foi dado conforme aprenderam de Davi sobre como tratar a pessoa a quem estariam endereçando um pedido de ajuda. Mas o homem poderoso era ingrato e egoísta. Há muita gente assim!


Além da proteção dada aos pastores, os servos de Davi não deixaram que lhes faltasse nada todos os dias em que ficaram no monte Carmelo. Era de se esperar que o coração daquele fazendeiro o fizesse dizer boas coisas, mas o seu nome era Nabal, cujo significado é sem coração, homem perverso.


Erik Santana

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page