Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela sua mão direita, para abater as nações diante de sua face; eu soltarei os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.
Isaías 45.1
É impressionante como Isaías, duzentos anos antes de Ciro nascer, profetizou a respeito desse monarca persa, que dominaria o mundo em seus dias. O profeta disse até o nome que lhe seria dado. Ciro personificava Jesus, Rei dos reis, que, mais tarde, libertou a humanidade do império de Satanás. No primeiro ano de seu reinado, esse imperador reuniu os líderes israelitas na Babilônia e ordenou o retorno dos judeus a Jerusalém.
Segundo Flávio Josefo, historiador judeu do século I, Ciro, ao emitir tal decreto, afirmou que o povo reconstruiria Jerusalém e o templo. Assim se cumpriram as palavras de Jeremias acerca dos 70 anos de cativeiro dos filhos de Jacó na Babilônia. É impossível não se emocionar vendo a realização das profecias do Altíssimo. Toda a Palavra se cumprirá!
Deixando a parte histórica de lado, falemos do verdadeiro Ciro, de quem aquele era símbolo: Jesus. O Messias veio e já abateu as nações espirituais – principados, potestades, príncipes das trevas desse século e hostes espirituais da maldade (Cl 2.15). Devemos ser destemidos, pois o reino do Senhor não é deste mundo (Jo 18.36). Agora, temos de estar firmes na fé em Cristo.
Somos reis com os lombos soltos, por isso temos autoridade para fazer tudo o que o Salvador realizou em Seus dias. Desde que fomos batizados no Espírito Santo, recebemos poder para agir como Jesus, libertando os oprimidos pelas forças das trevas, destruindo doenças e enfermidades, dando às pessoas a paz que excede todo entendimento (Fp 4.7). Somos agentes de Deus com poder!
Diante de nós, o Senhor abre as portas necessárias; por elas, entramos e realizamos a Sua plena vontade. Não precisamos temer absolutamente nada, porque a habilidade para obter os recursos está em nós. Em qualquer situação adversa, basta determinarmos em o Nome de Jesus e veremos logo o poder divino em ação. O Inferno jamais poderá nos impedir de concretizar a obra de Deus.
Quando assumimos as direções celestiais, as portas se abrem diante de nós e, tomando posse do que o Pai nos dá, constatamos que a obra é somente dEle. O diabo fica paralisado diante da operação de Deus. A oportunidade para fazer a nossa parte no projeto do Todo-Poderoso é grande. Não é bom recuar ou dizer que faltam condições. Na verdade, Ele age de modo maravilhoso pelo Seu povo!
Estamos sob o comando do Ciro celestial, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Portanto, nada nos faltará em momento algum, desde que sigamos o propósito de Deus. Há muito mais no Senhor do que precisamos, mas isso só será concedido aos Seus chamados!
Louvado seja Deus pela sua vida,
PASTOR ERIK SANTANA
Bacharel em Teologia, com especialização em Escatologia e Episcopologia, pelo International Seminary Hosanna and Bible School.
Comments