top of page

POR QUE BUSCAR A FORMOSURA DE DEUS?

E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher, Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa, porém o homem era duro e maligno nas obras; e era da casa de Calebe.

1 Samuel 25.3

É incrível como o nome de algumas pessoas mostra o caráter que desenvolvem durante suas vidas. Esse foi o caso do fazendeiro de Maom, cuja mulher era Abigail. Um casal oposto em seu temperamento. Até seus nomes mostravam que eram bem diferentes. O dele significava: sem juízo, mau, tolo ou insensato, e o dela: a alegria de meu pai. Ele só via a prosperidade oferecida pelo mundo, e ela era a alegria do Pai eterno. E o seu nome?


Dela diziam ser de bom entendimento, pois meditava nos fatos de seus dias à luz da vontade de Deus contida nas Escrituras até então conhecidas. Veja: a cada dia, a revelação ia aumentando até chegar à Bíblia que temos hoje. Ela foi finalizada com os 66 livros, não tendo Deus nada mais a revelar. No entanto, quando estivermos nos Céus, nós O conheceremos como dEle somos conhecidos (1 Co 13.12). A Ele toda a glória!


Obter o entendimento do propósito do Senhor para sua vida o fará sábio e prudente. Assim, você se desviará dos laços do maligno, sem dar a ele qualquer abertura. A Palavra fala que você é especial para Deus: Jardim fechado és tu, irmã minha, esposa minha, manancial fechado, fonte selada (Ct 4.12). Por isso, o cristão deve se esforçar para viver todos os dias para o Senhor, que nos considera a Noiva de Cristo. Que linda comparação!


Para obter entendimento, cumpra os estatutos e juízos encontrados na Bíblia: Guardai-os, pois, e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Só este grande povo é gente sábia e inteligente (Dt 4.6). Siga a receita e você será a alegria do Senhor. Ele diz: Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio (Pv 23.15).

As pessoas de Deus devem buscar a formosura dEle, para agradar àqueles que O procuram. Os formosos do Altíssimo sempre têm uma palavra temperada com sal, bem como alegria em seus corações e poder em suas orações. Eles são procurados por todos, até pelos que ainda não pertencem ao povo de Deus. Triste é quando os crentes não se preocupam em se apresentar diante do Onipotente aprovados como obreiros, e sim cheios de vergonha!


Nabal pouco se importava com o que as pessoas diziam dele, assim como os maus obreiros de hoje, que falam: “Se não tiver sucesso na obra de Deus, procurarei um emprego melhor, capaz de suprir as minhas necessidades”. Há quem só pense em herdar a salvação e, por ela, chora e suplica; porém, quando o Mestre dá a receita exata para se desprender das coisas do mundo, ele dá meia-volta (Mc 10.17-22). Os maus acham melhor o conforto da porta larga do que o caminho de Jesus.


Apesar de vir da casa do valoroso Calebe, Nabal nada tinha do seu ancestral. Ele preferiu dar uma negativa aos enviados de Davi a socorrer aquele que tinha a chamada e a unção para colocar Israel nos passos certos que agradam a Deus. O fim do poderoso Nabal foi feio!


Erik Santana

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page