Fez notórios os seus caminhos a Moisés e os seus feitos, aos filhos de Israel.
Salmo 103.7
Todo cristão precisa entender que o Pai não o quer vivendo na incerteza, sem saber como agir, nem pedindo a todo mundo que interceda por ele. Como filhos do Altíssimo, recebemos da parte do Senhor o mesmo tratamento dado aos nossos irmãos do passado, que Lhe serviram nas mais diversas gerações. Hoje é o dia certo para entender qual é a vontade divina a nosso respeito e cumpri-la com excelência. Deus não tem preferidos!
Davi viveu há três mil anos. Nos seus dias, ele aprendeu que o Altíssimo trata de modo igual aqueles que Ele chama para compor o Seu povo, fazendo deles ministros de Suas bênçãos. Davi nunca teve problemas com os inimigos, apenas saía para combatê-los e retornava com a vitória. Devemos proceder dessa maneira, pois também servimos a Deus. Quem agir assim será considerado grande!
Não endeuse os servos do Senhor do passado, pois nenhum deles era diferente dos da atualidade. As Escrituras falam de Elias, o homem que subiu vivo aos Céus: Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra (Tg 5.17). Por que ele foi tão usado? Sem dúvida, porque creu no plano do Senhor que lhe fora revelado.
O Todo-Poderoso dispensa aos filhos de Abraão os mesmos cuidados que dispensou ao patriarca. Quem aceita Jesus como Salvador tem melhor aproximação de Deus do que as pessoas antes do Calvário, pois elas ainda não eram salvas. A salvação só se tornou real depois de Cristo morrer, despir Satanás da autoridade que este havia roubado de Adão, ser vivificado e, então, ressuscitar. Você pode crer nisso?
Davi entendeu que, se Deus fez notórios – amplamente conhecidos, revelados e expostos – os Seus caminhos a Moisés, também poderia fazer isso com ele. Ora, na sua geração, a missão de conduzir os israelitas era do filho de Jessé. Por isso, todo pastor deve se consagrar para guiar a igreja segundo a Palavra; afinal, tudo o que Deus tem a revelar já está escrito no Santo Livro. Todo servo do Senhor deve ser santo!
Os israelitas conheciam amplamente os feitos de Deus, pois sobrepujavam o que outros povos ouviam a respeito das obras do Altíssimo em favor do Seu povo. Aos filhos de Jacó foi concedido ver a glória e a majestade das operações celestiais. Por causa disso, eles não temiam as batalhas futuras. Essas revelações aumentavam a confiança do povo em Deus.
Estamos vivendo na melhor fase da obra de Deus. Assim diz a Bíblia: A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos (Ag 2.9). Portanto, assuma a sua parte nessa edificação, pois o que “vemos” não foi mostrado a reis ou aos profetas!
Louvado seja Deus pela sua vida,
Erik Santana
Comentarios